'Rádio IPB'

domingo, fevereiro 12, 2012

CUIDE BEM DE QUEM VOCÊ AMA

Minha mãezinha querida sempre contava uma história assim:

Havia uma jovem senhora, casada, de bom padrão de vida, dinâmica, profissional independente, enfim, uma mulher atual. O estranho é que ela não conseguia conciliar as coisas, o trabalho e os afazeres lhe ocupavam todo o tempo e a sua vida sempre estava deficitária em alguma área. Se o trabalho lhe consumia muito tempo, ela tirava dos filhos; se surgiam problemas, ela deixava de lado o marido... E assim, as pessoas que ela amava eram sempre deixadas para depois. Até que um dia, seu pai, um homem muito sábio, lhe deu um presente: Uma roseira rara, da qual só havia poucos exemplares em todo o mundo. E disse a ela: “Filha, esta flor vai te ajudar muito mais do que você imagina! Você terá apenas que regá-la e podá-la de vez em quando, e às vezes conversar um pouquinho com ela, e ela te dará em troca esse perfume maravilhoso e essas lindas flores.”

A jovem ficou muito emocionada, afinal de contas a flor era de uma beleza sem igual. Mas o tempo foi passando, os problemas surgiam, o trabalho consumia todo o seu tempo, e a sua vida, que continuava confusa, não lhe permitia cuidar da roseira. Ela chegava em casa, olhava a roseira e as flores ainda estavam lá, não mostravam sinal de fraqueza ou morte, apenas estavam lá, lindas, perfumadas. Então ela passava direto. Até que um dia, sem mais nem menos, a roseira morreu. Ela chegou em casa e levou um susto! Estavam completamente morta, suas raízes estavam ressecadas, suas flores caídas e suas folhas amarelas. A jovem chorou muito, e contou a seu pai o que havia acontecido. Seu pai então respondeu: “Eu já imaginava que isso aconteceria, e eu não posso te dar outra roseira, porque não sei onde existe outra igual a essa, ela era única, assim como seus filhos, seu marido e sua família.” Você se acostumou a ver a roseira sempre lá, sempre florida, sempre perfumada e se esqueceu de cuidar dela. Cuide das pessoas que você ama filha!

E você? Tem cuidado das bênçãos que Deus tem te dado? Todos em nossa família são bênçãos que o Senhor nos deu, mas você tem que aprender a regá-las, podá-las e cultivá-las, pois assim como a flor, os sentimentos também morrem.

Lembre-se sempre da metáfora da roseira, compare-a com a família pois elas são as Bênçãos do Senhor, Ele nos dá, mas nós é que temos que cuidar dela com oração diária e atenção contínua.

Autor desconhecido

Compilado e atualizado pelo Rev. Daniel de Barros

sexta-feira, fevereiro 03, 2012

JESUS REATANDO LAÇOS EM FAMÍLIAS

Texto Bíblico: Isaías 9.6

Hoje, fala-se, ouve-se e participa-se das dificuldades enfrentadas pela família. São ressaltadas mais as coisas negativas que positivas da vida familiar, mas, na realidade, desde o princípio quando a família foi constituída, ela vem sofrendo com as investidas do mal. Iniciando pelo lar de Adão e Eva onde tudo começou. A Bíblia diz que o diabo veio para roubar, matar e destruir, e isso está acontecendo em muitas famílias. Elas se matam, roubam e se destroem, quebram vínculos e se odeiam mutuamente. Mas Jesus veio para salvar, reconstruir e reatar laços familiares. Isaías nos mostra, nas características de seus nomes, uma realidade que cada família precisa para viver bem e resposta para a sua necessidade.

Jesus, além de Maravilhoso é Conselheiro. Vem com conselhos recheados de tudo o que é bom. Se a família está sem saber começar, como caminhar, está perdida, sem direção, precisa de um conselheiro. Nada melhor do que buscar a Jesus. Ele está sempre esperando que alguém diga: "Vem, Jesus, habitar comigo". Vem reatar os laços de minha família. Convide-o para estar em seu lar todos os dias do ano.

Quantas famílias estão com as forças enfraquecidas, laços rompidos motivado pelo pecado, pela violência, insegurança, incerteza... São pessoas que se sentem fracas e impotentes diante das adversidades. Jesus veio como Deus Forte, em quem toda família pode confiar, buscar forças e ter a certeza de que Ele está pronto para sustentar, reatar e fortalecer os laços familiares (Mateus 11.28).

Ter um pai já é bom, imagine ter um pai eterno, um pai que nunca morrerá, que estará conosco para sempre. Foi isso que aconteceu, nenhuma família na terra, ficaria órfã, porque Jesus veio como Pai Eterno.

Interessante, todo príncipe é filho de rei. Mas existem tantos reinos sem paz. Tantas famílias sem paz. Naquele dia, em Belém, nasceu o Príncipe da Paz. As famílias, hoje, que não conhecem Jesus vivem em desarmonia, sem tranquilidade, perdidas, sem saber onde descansar. Relacionamentos quebrados, ódio, mágoa, solidão, descrenças... Jesus disse: "Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou, não vos dou como o mundo a dá, não se turbe o vosso coração, nem se atemorize." (João 14.27).

Assim achamos, nos diversos nomes atribuídos a Ele, os requisitos necessários que cada família precisa para ter uma vida sossegada.

Seja qual for o laço que esteja se rompendo em sua família, você encontrará um amigo que pode reatá-lo: JESUS CRISTO! Foi para isso que Ele nasceu.

Rev. Daniel de Barros

quinta-feira, fevereiro 02, 2012

A BRASA ISOLADA

Um membro de um determinado grupo ao qual prestava serviços regularmente, sem nenhum aviso deixou de participar.

Após algumas semanas, o líder do grupo decidiu visitá-lo.

Era uma noite muito fria. O líder encontrou o homem em casa sozinho, sentado diante de um brilhante fogo.

Supondo a razão para a visita, o homem deu-lhe as boas-vindas, conduziu-lhe a uma grande cadeira perto da lareira e ficou quieto esperando. O líder se fez confortável mas não disse nada. No silêncio sério, contemplou a dança das chamas em torno da lenha ardente.

Após alguns minutos, o líder examinou as brasas, cuidadosamente apanhou uma brasa ardente e deixou-a de lado. Então voltou a sentar-se e permaneceu silencioso e imóvel. O anfitrião prestou atenção a tudo, fascinado e quieto.

Então diminuiu a chama da solitária brasa, houve um brilho momentâneo e seu fogo apagou de vez. Logo estava frio e morto.

Nenhuma palavra tinha sido dita desde o cumprimento inicial. O líder antes de se preparar para sair, recolheu a brasa fria e inoperante e colocou-a de volta em meio ao fogo. Imediatamente começou a incandescer uma vez mais com a luz e o calor dos carvões ardentes em torno dela.

Quando o líder alcançou a porta para partir, seu anfitrião disse: “Obrigado tanto por sua visita quanto pelo sermão. Eu estou voltando ao convívio do grupo”.

Autor desconhecido.

Colaboração da irmã Maria Nancy Franklin

— Messejana

Para pensar: Diz o ditado popular: “Uma andorinha só não faz verão”; nós entendemos que qualquer irmão(ã) que se afasta da comunhão dos santos, acaba fatalmente sendo uma brasa que se esfria e vai se apagando, apagando, até morrer sem a luz do Senhor e sem o fogo do Espírito.

Você é um destes? Se for o seu caso volte aos braços do Pai urgentemente, você verá que é bem melhor estar em comunhão com o Divino e sua igreja do que estar longe em caminhos que levam a morte.

Ovelha longe do aprisco é um prato delicioso para os lobos”.

Rev. Daniel de Barros

quarta-feira, fevereiro 01, 2012

A QUARTA ARMA DO DIABO

O diabo tem três armas para acabar com o homem e a mulher de Deus que estão ou querem ir para o altar. Porém, há mais uma que é fatal, e se os servos de Deus não vigiarem, cairão por ela.

A primeira arma do diabo é a concupiscência; ele coloca mulheres e homens carnais no caminho do homem ou da mulher de Deus. O diabo faz isso para enfraquecê-los.

A segunda arma é a ganância; alguns pensam que ela faz dupla com a prosperidade, que é uma benção de Deus. O diabo faz isso para que a pessoa prospere, fique gananciosa e perca o brilho pela obra de Deus no altar, pois ele sabe que se a pessoa só prosperar ela irá arrebentar. Observe que podemos ter uma vida abençoada antes de ir para o altar sim, porém, sem perder o foco de ter a vida consagrada à proposta do reino do Senhor, sempre!

A terceira arma é o orgulho, pois o diabo consegue cegar a pessoa, fazendo com que ela não perceba que é orgulhosa, pois um orgulhoso, às vezes, não sabe que é orgulhoso.

Agora vamos descobrir qual é a quarta arma usada pelo diabo para destruir os que fazem a obra de Deus:

Havia um irmão numa igreja que tinha sucesso em tudo o que fazia. Tinha comunhão com Deus e andava em santidade, orava, jejuava e lia a Bíblia. Aonde ele ia, se envolvia nos trabalhos. E mais, muitas pessoas se convertiam, pois ali havia curas, milagres, prodígios e maravilhas. O diabo, vendo isso, fez uma reunião no inferno e enviou o demônio da desunião. E ele falou para o irmão: Eu vou te derrubar! O irmão logo repreendeu o que o demônio falou, orou, jejuou, leu a Bíblia, se FORTALECEU e ele foi embora. O diabo convocou mais uma reunião e resolveu mandar o demônio da avareza para encher os olhos do irmão de ambição material. Novamente ele orou, jejuou, leu a Bíblia, se UNGIU e o inimigo caiu por terra. Revoltado, o diabo enviou o demônio do orgulho para encher o coração do irmão de soberba. Mas o irmão orou, jejuou, leu a Bíblia, e se HUMILHOU diante de Deus; e, mais uma vez, o inimigo bateu em retirada. O diabo viu que todas as suas tentativas tinham sido frustradas. Irado, resolveu mandar aqueles três demônios ficarem na igreja daquele irmão para ver onde ele errava. E para lá eles foram, só estudando e marcando os passos dele. Um dia, os três demônios, ainda sem pegar nada que pudessem usar contra o irmão, viram outro demônio passar por ali.

Vinha ele lá de longe, devagar, usando uma bengala, com a aparência cansada. E os três começaram a zombar dele. “Seu velho caduco, o que está fazendo por aqui?” E então perguntaram o nome dele. Ele olhou de lado, abriu um sorriso sarcástico e disse: “Meu nome? Eu sou A ACOMODAÇÃO. E vocês, o que fazem por aqui?” E os outros lhe contaram sua missão e como tinham fracassado. Daí, ele disse aos três: “Esperem que eu vou ensinar quando vocês devem agir. Não tenham pressa, pois eu sei como trabalhar...” E aquele demônio sutilmente começou a agir.

Primeiro, tirou o tempo daquele irmão, enchendo sua agenda de coisas para fazer. Logo, ele não tinha mais tempo para jejuar e enfraqueceu. Depois, tirou o tempo daquele irmão para não ler mais a Bíblia e ele não mais ouviu a voz de Deus. E sem ouvir a voz de Deus sua comunhão esfriou. Foi aí então que aquele demônio ordenou para os outros entrarem em ação. E, assim, aquele irmão caiu.

A ACOMODAÇÃO é a 4ª arma usada pelo diabo para esfriar a fé dos que não perseveram. Às vezes, ele nos faz muito atarefados. Outras, ele até causa um falso senso de bem-estar, faz as lutas cessarem durante um tempo para que nós nos acomodemos na fé. E é assim que ele nos derruba.

PARA PENSAR: Lembre-se sempre de onde você veio, de onde você saiu e do que Deus fez na sua vida para te manter na fé. O vencedor não é o que começa, mas sim o que termina. Resista ao diabo e seja mais que vencedor, com Jesus Cristo. Bênçãos do céu para sua vida.

Rev. Daniel de Barros

sexta-feira, janeiro 27, 2012

CRESCIMENTO EM CRISTO

Leia Gálatas 5.13 ao 25

Crescimento, segundo os parâmetros bíblicos, tem haver com experimentar as qualidades de um Deus que habita em nós. Crescer gera em nós uma rendição aos cuidados do Espírito Santo para que o relacionamento entre o nosso espírito e o Espírito d’Ele não seja mais de oposição, rebeldia, revolta, contradição, mas, sim de harmonia, reconciliação e paz. Isso nos explica porque o apóstolo Paulo nos orienta a “andar no espírito”(vs 16-18), ou seja, navegar pelo Espírito de Deus para que as nossas mazelas, instintos e prazeres da carne possam ser refreados e não encontrem lugar de expressão. A essas expressões nós conhecemos como “obras da carne”(vs 19-21) e isso ele produz quando está separado do Espírito, daí vem o resultado do ser humano fugir da “graça de Deus que é maior que a vida.”(Sl 63.3).

Assim, acreditamos que, o crescimento espiritual verdadeiro só acontece quando andamos em dependência total do Espírito Santo. E aí vamos andando de fé em fé em direção ao Espírito, pois somos guiados por Ele e logo produziremos os frutos desejados por Ele.

E você pensa que isso é fácil? De jeito nenhum! Foi por isso que o próprio Jesus advertiu a seus discípulos que ficassem espertos, pois a carne é fraca (Mc 14.38).

O ensinamento do texto de hoje deixa-nos bem explicito que é preciso vencer os vícios da carne andando, sempre, no Espírito. Não tem outro jeito! Para os Cristãos a crucificação da carne deve ser um hábito diário; Jesus quebrou o jugo da lei da condenação com sua morte na cruz para nos dar liberdade de vivermos uma nova vida. Como viver isso? Andando mais em comunhão com Deus através da Oração, Obediência e Temor.

O carnaval vem ai! Eis um teste real de sua vida em crescimento junto ao Senhor, e isso requer de você: Renúncia, Determinação e Disciplina. Estaremos torcendo por você, cresça!

Que Ele nos ajude.

Rev. Daniel de Barros

sexta-feira, janeiro 20, 2012

"O PERDÃO É SEMPRE PARA QUEM PERDOA".

Por isso, não nos contaminemos pela raiva, pela cólera e pela mágoa. Vivamos em paz e com a nossa consciência em tranquilidade, pronta para merecer o perdão das pessoas que prejudicamos com os nossos atos, palavras e pensamentos, pois somente será perdoado aquele que perdoar. Essa é a lei.
Façamos uma proposta conosco:
> Passemos uma borracha em todos os sentimentos de mágoa que ainda temos.
> Libertemo-nos do ódio, expulsemos a mágoa, perdoemos os nossos ofensores e a nós mesmos, pois todos nós necessitamos do perdão ensinado por Jesus na oração do Pai Nosso. (Mateus 6.9-15)
Se Deus, na sua Suprema Bondade, compreende os nossos erros, porque não haveríamos de entender os erros alheios?

Experimente perdoar, pois quem aprender a perdoar jamais se esquecerá, por sentir os efeitos da felicidade que advém deste fato.

Nosso maior exemplo é Jesus, o grande perdoador. Ele poderia ter reagido às agressões, mas preferiu amar e perdoar.
E se você tiver dificuldade para perdoar, ore a Jesus e peça a Ele que o ensine a Perdoar como Ele perdoou.
www.espirito.org.

LIBERE PERDÃO

As Escrituras Sagradas destacam a importância de perdoar aqueles que nos ofenderam. Não perdoar causa dano nas nossas vidas. Você já alguma vez tentou manter um relacionamento contínuo com uma pessoa que está enraizada nos seus ressentimentos? Você não consegue fazê-lo, porque essa pessoa está fixada em si mesma. Para além disso, é difícil passar o tempo com alguém que está consumido pela amargura, porque elas simplesmente deixam de ser simpáticas. Não perdoar nos leva a três consequências:
• Prejudica a oração - Não perdoar é pecado, e o pecado não confessado cria “perturbações” no nosso relacionamento com Deus. Por isso temos de perdoar os outros antes da oração ou do culto (Mateus 5.23,24).
• Lesa o testemunho pessoal - O ponto principal do seu testemunho é a salvação, que se centra na verdade de que o Senhor perdoou todos os seus pecados. Como pode você realçar a importância disso se o seu ouvinte não puder ver nem mesmo um bocado de perdão na sua própria vida?
• Impede o crescimento espiritual - Deus não irá abençoar ações pecadoras. E portanto, se você estiver vivendo uma vida atolada em rancor sem perdoar, você não pode esperar que Ele faça chover sobre si as Suas bênçãos. Persistindo na desobediência, você perturba e quebra a comunhão íntima com o Senhor Deus e coloca a si mesmo numa posição perigosa e frágil.

Existe alguém que você precise perdoar hoje? Não deixe passar mais uma noite sem conceder esse perdão. Há mais coisas em jogo aqui do que você pode ter percebido.

Charles Frazier Stanley é o pastor sênior
1ª Igreja Batista no Norte de Atlanta
Atlanta/EUA
Powered By Blogger

Seguidores