'Rádio IPB'

sexta-feira, novembro 25, 2011

MISSÃO SOCIAL

Soteriologia não é trata apenas da salvação humana, mas a cura das doenças, da fome, do abandono. “O evangelho todo, para o homem todo” foi o grito do pacto de Lausanne*, e a este grito eu também faço parte.

Dói dentro de mim ver o quanto a igreja de Cristo, que deveria ser sal e luz influenciando o mundo por meio das boas obras, as quais foram preparadas por Deus de antemão para a observância dos santos (Ef 2.10), têm cedido a essa doença chamada consumismo, comercializando benesses divinas numa relação custo/benefício, enquanto milhares de pessoas vão dormir com o estômago vazio todos os dias.

“Dai-lhes vós de comer!...”, disse Jesus (Mc 6.37). Por isso, muito mais que criticar o capitalismo, convém que eu, enquanto igreja, alimente estas pessoas. É disso que o profeta fala em Dt 15.5, e foi essa a recomendação que Paulo recebeu na primeira reunião oficial da igreja (Gl 2.10). Dividir em duas a missão da igreja (missão espiritual x missão social) só vai contribuir para o agravamento da miséria no mundo. O evangelho é integral!

Falar da missão social da igreja a uma sociedade “cristã” que reza todos os dias pela cartilha do capitalismo é uma missão difícil e árdua. A consciência evangélica, de um modo geral, está reprimida para esta realidade, e só Deus pode despertá-la.

Há vários perigos que cercam a igreja. As heresias praticadas por “alguns irmãos” é são um deles. O outro, muito mais sutil, é a doutrina da prosperidade entre outras. Precisamos manter nosso coração livre de ambas se quisermos ser relevantes em nossa missão social, hoje!

*O Pacto de Lausanne (Foi o congresso mundial de evangélicos de 1974 em Lausanne, Suíça), é o encontro pelo qual definiu a identidade evangélica, ou seja, ser servo e testemunha de Deus.

Rev Daniel de Barros

sexta-feira, novembro 18, 2011

SEMELHANTE COMO A PIPOCA

Leitura Bíblica: João 3.8

Dependência do Espírito Santo, eis o grande fator que nos garantirá êxito em nossa vida cristã. Quando entendermos que só temos a opção de escolher ser cheios do Espírito Santo, então nós o buscaremos como o ar que respiramos. Eu e você precisamos ser como o grão de milho que passa por um processo especial para se tornar uma linda pipoca. Eu explico: Quando se faz pipoca na panela passamos por algumas etapas:

1. Colocamos óleo na panela, junto com os milhos, e levamos ao fogo. Mexemos, mexemos esperando que algo surpreendente aconteça. Óleo e fogo te lembram de algo na Palavra de Deus? Eles falam do Espírito Santo. Assim é a igreja, os servos de Deus, precisam do óleo e do fogo do Espírito para receberem algo sobrenatural que os fará mudar de vida.

2. Quando o primeiro milho de pipoca estoura, em que direção vai? Para o alto, para cima. O servo de Deus precisa ir para os lugares altos onde só o ES pode levá-lo. Ela sobe e volta para mostrar aos outros milhos uma transformação real. É assim, começa com um e em pouco tempo todos são transformados.

3. O milho tem uma vestimenta amarela e, quando se transforma em pipoca, recebe novas vestes brancas como a neve, linda parece uma noiva... Vestes brancas? Noiva? Isso te lembra algo na Palavra de Deus? (Efésios 5.26,27; Apocalipse 19.7; 21.9)

4. O milho estoura e vira pipoca porque dentro dele existe uma gotícula de água, que explode, diante de tanto calor do óleo e do fogo. Para quem crer, não serão gotículas, mas rios de água viva. (João 7.38). É a água que permite a explosão, a água do Espírito Santo. Você crê nisso?

5. Você já reparou que, infelizmente, nem todos os milhos viram pipoca? Após estourar uma panela de pipoca você passa a comer até que morde um milho que não estourou, não virou pipoca. O que faz com ele? Cospe da sua boca, certo? Isso te lembra algo na Palavra de Deus? (Apocalipse 3.16). Esse milho que não estoura é chamado de PIRUÁ.*

O mais incrível é que ele passou pelo fogo, pelo óleo e, ao invés de ser transformado, ficou queimado e não serve para nada.

Quem você é meu irmão (ã)? Um milho que está se submetendo ao óleo e fogo do Espírito Santo para ser transformado? Uma pipoca já transformada e que espelha a noiva do Cordeiro? Um Piruá que passará a vida tão perto de Deus, do seu fogo e do seu óleo e, ao mesmo tempo, tão longe d’Ele, vivendo uma vida morna que só terá um fim, segundo a Bíblia: ser cuspido da boca de Deus?

*Piruá, segundo o dicionário Aurélio, é o grão de milho de pipoca que se recusa a estourar.

Tenha uma semana abençoada, em nome de Jesus Cristo, o Senhor da igreja!

Rev. Daniel de Barros.


Powered By Blogger

Seguidores